Área do Palestrante

entre com os seus dados para acessar a sua área de informações pessoais.
Nome:
Senha:




Associados


  Natércia Tiba




  · Currículo

  · Perfil

  · Workshops, Seminários e Moderação

  · Livros

  · Links
    http://www.naterciatiba.com.br/




Currículo

Nasci, cresci e sempre morei em São Paulo. Assim como um filho de pianista cresce ao som do piano, cresci em meio à psicologia, ao psicodrama para ser mais específica. As notas insistentes do piano podem se tornar enfadonhas, até mesmo um tormento ou podem passar a ser algo fascinante. Para mim, as conversas acaloradas, palestras, encontros psicodramáticos, congressos suscitavam curiosidade, admiração e muito envolvimento.

Costumo brincar que enquanto meus amiguinhos falavam os primeiros be-a-bás eu já falava "biopsicossocial" e esta é a minha história.

Sou filha de psiquiatra, psicodramatista. Meu pai, desde cedo se destacou, começou a escrever e dar palestras. Eu gostava de acompanha-lo, sentar na primeira fileira, fazendo um grande esforço para entender aquele universo complexo sobre o qual meu pai falava (e fala até hoje), pais e filhos, desenvolvimento da sexualidade, drogas, família. Minha mãe é advogada, mas trabalha na área da decoração. Eu vivia também intensamente seus projetos. A acompanhava nas obras, dormia sob a prancheta dos desenhistas que trabalhavam na minha casa até altas horas da madrugada. Tenho um lado decoradora forte, que me permite, desenhar projetos para minha família e parentes próximos, mas esta é outra história.

Estudei até o final do ginásio da Escola Pueri Domus (Unidade Verbo Divino) e fiz o colegial no Colégio Santa Cruz.

A escolha da faculdade foi muito fácil. Minha única dúvida era: psiquiatria ou psicologia? Havia também uma queda por Obstetrícia, que depois conciliei com meu trabalho no consultório. Com ajuda do meu pai decidi fazer psicologia.

Em 1997 concluí o curso de psicologia na PUC/SP.

Me casei com Maurício em 1998 e em 1999 comecei a especialização em Psicodrama no Instituto J.L. Moreno, com Dalmiro Bustos (com 3 anos de duração).

Durante o curso de psicodrama, fiz ainda uma outra especilização, "Formação para Trabalho de Grupo com Gestantes", para a qual me deslocava ao Rio de Janeiro um final de semana por mês durante um ano para encontros em grupos coordenados pela psicodramatista Vitória Pamplona.

Em 2001 tive meu primeiro filho, Eduardo. Uma experiência maravilhosa, que me transformou como pessoa e também como profissional.

Os anos de 2001 a 2005 foi um período de apresentação de trabalho em congressos, atendimentos no consultório, supervisões, grupos de estudo, colaborações em livros, entrevistas para jornais, revistas e televisão e o início na área das palestras, que me encanta muito.

Em 2005 tive meu segundo filho, Ricardo. Uma experiência também intensa e indescritível e um aprendizado familiar que tem me ensinado a cada dia.

Sempre gostei de estudar, sempre gostei de estar em contato com as pessoas, participar de grupos e sentindo que a minha vida de mãe já me dava um pouco mais de espaço, poderia começar mais uma especialização.

Em 2007 comecei a "Formação em Psicoterapia de Casal e Família" pelo "SISTEMAS HUMANOS: Núcleo de Estudos e Prática Sistêmica - Família, Indivíduo, Grupo".

Sinto que, nesse encontro do psicodrama com a abordagem sistêmica e minha bagagem de mais de 10 anos de consultório, minha identidade profissional está mais consolidada do que nunca.

Acredito que, assim como nós, seres humanos, estamos sempre nos transformando, assim é também nossa forma de atuar enquanto psicoterapeuta, porque crescemos também com os pacientes, porque é um caminhar junto. Minha postura profissional está longe de ser a de um distanciamento, de "um olhar de fora". Os pacientes me tocam com seus relatos, suas histórias, suas dores, suscitam em mim muitos sentimentos que me levam à constantes reflexões que me permitem crescer sempre, sou muito grata à eles pela confiança e entrega. Ao mesmo tempo, ofereço a eles a minha entrega e todos os recursos que sou capaz de oferecer-lhes para que o caminhar seja o melhor e mais proveitoso. Ofereço minha companhia sempre e os recursos que posso oferecer, que em muitos momentos, pelo grau de sofrimento que se encontram, não são capazes de dispor. Caminhamos juntos até o momento que sejam capazes de caminhar sozinhos.   






Blog

Acesse aqui o blog da Keynote Speakers e atualize-se sobre o mundo das palestras.

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba por e-mail todas as novidades sobre a Keynote Speakers.

Contato

tel: 11. 3021.2666
cel: 11. 94702.5358
contato@keynotespeakers
twitter: @keynotebr