quinta-feira, 30 de junho de 2011
ESPECIALISTAS OU GENERALISTAS?
Qual profissional devo escolher para meu evento?

Tem pra todo gosto. Existe uma discussão interminável sobre se um palestrante deve especializar-se numa área ou ser um generalista. A corrente pró-especialização argumenta que quando você vai fundo no assunto, torna-se uma referência, a pessoa que todos procurarão quando quiserem tratar do assunto. E é verdade. A imprensa procura a opinião, o especialista é sempre convidado para mesas redondas que tratam do assunto e se conseguir apoderar-se da “paternidade do tema” encontrará oportunidades infindáveis enquanto seu tema estiver na ordem do dia. é assim que temos no mercado vários especialistas em vendas, em liderança, em finanças, em inovação e tantos outros temas. E, não raro, vemos especialistas mudando de especialidade, quando seu tema inicial “sai da moda”.

Por outro lado, os generalistas tem a vantagem de sempre poderem abordar temas do momento sob seu ponto de vista. é claro que nenhum generalista pode querer se aprofundar em temas que não domina. é impossível mergulhar em física quântica se você não conhece o assunto. Mas é bastante possível – e temos exemplos muito bem sucedidos – tratar de temas comportamentais de forma genérica, falando sobre questões que são comuns a todos os segmentos de atividade, adaptando o assunto ao tema central do evento.

Assim, um palestrante que tem formação em comunicação – por exemplo - pode falar em liderança, em inovação, em sustentabilidade ou lucratividade, sempre sob o ponto de vista da comunicação. Um outro formado em economia pode falar dos mesmos temas, sempre sob seu ponto de vista. é o talento do palestrante que faz com que os temas sejam tratados de forma honesta e com conteúdo.

- Copiar Link:
Enviado as 13:46 em geral - Comentários [ 0 ]



Páginas: Anterior .1 . Próxima