sexta-feira, 22 de julho de 2011
ENTREVISTA: Nelson S. Bastos Jr. - Diretor Comercial da PST Eletrônica

 

Nelson Bastos Júnior é diretor comercial da PST Eletrônica, empresa que está no mercado automotivo há 25 anos. Esta no mercado automotivo há mais de 22 anos, tendo trabalhado anteriormente para a Bosch, é o responsável direto de ações que englobam montadoras, vendas para magazines, seguradoras e serviços de rastreamento.

KS: O que faz a empresa/entidade na qual você trabalha, quem é você, quanto tempo está no “ramo”, qual seu cargo e suas responsabilidades?
Bastos:
Olá, Sou Nelson Bastos Jr, Diretor Comercial da PST Eletrônica, empresa que está no mercado automotivo há 25 anos cujos produtos levam a marca Pósitron. Somos fabricantes de peças e acessórios para veículos leves, pesados e motocicletas. Estou no mercado automotivo há mais de 22 anos, tendo trabalhado anteriormente na Robert Bosch.
Bem, sou responsável pela orientação comercial de várias divisões de vendas na Pósitron, como Aftermarket, Montadoras, Vendas para Magazines, Seguradoras e Serviços de Rastreamento.


Que tipo de evento vocês organizam em que precisam de palestrantes?
Organizamos os mais diversos tipos de eventos com diferentes públicos. Nossos clientes são frequentemente convidados para eventos motivacionais, eventos de relacionamento, lançamentos e treinamentos, bem como nossos funcionários da área comercial, especialmente o pessoal da linha de frente da operação de vendas.

Com que periodicidade?
Fazemos eventos com muita frequencia pela diversidade de negócios que temos.

Como é que você busca palestrantes?
Nós buscamos palestrantes que sejam particularmente motivados, cujos temas de suas palestras possam fazer um paralelo entre o tema que propomos trabalhar com a vida real. Em outras palavras, que o conhecimento demonstrado na palestra tenha a percepção que pode ser aplicado pelos assistentes. é muito importante que o palestrante tenha experiência comprovada no tema trabalhado, pois assim aumenta a qualidade e a credibilidade da palestra.
Além disso, os temas e conteúdos das palestras necessitam ser trabalhados com dinamismo, atualidade e interatividade.

Que tipo de atributos você procura num palestrante? 
é importante que o palestrante tenha. acima de tudo, credibilidade. Se o palestrante for uma figura conhecida no meio, melhor. O palestrante deve saber motivar, ter empatia com o público, e acima de tudo, saber se colocar na situação dos públicos envolvidos.

Que tipo de material promocional você acha que funciona?
Em minha opinião, os diversos materiais elaborados são úteis, porém servem apenas para iniciar a aproximação com o palestrante. Nota-se entretanto, que eu jamais contrataria um palestrante apenas por estes materiais. Para mim, o mais importante é a indicação de alguém de minha confiança.
Sendo assim, eu não contrataria nenhum palestrante com bons materiais mas sem indicação. Mas contrataria palestrantes com indicação, sem materiais.

Quais os temas de palestras que você acha que estão na moda atualmente?
Vejo muita gente fazendo palestras motivacionais. Também vejo que está na moda figuras públicas para falarem de temas variados, muitas vezes sem nada a ver com o histórico de vida daquela pessoa. Estrangeiros também estão na moda.

             

Você tem alguma história de horror envolvendo palestrantes em seus eventos?
Nunca mais me esqueço de uma palestra que estive em Recife, onde o tema era Excelência em Serviços Prestados aos Clientes. Ouvi muita cafonice durante a palestra, mas o ápice foi: "Você sabe como diferenciar o serviço de um bom hotel de um hotel ruim? é pelo papel higiênico, isso mesmo. é conforto do começo ao fim. Quando você entra no banheiro, se a ponta do rolo de papel estiver dobrada em forma de triângulo, significa que o hotel passou no seu banheiro e disse "seja bem vindo". Mas nada disso adianta se o papel não for bom....."

O que é importante no comportamento do palestrante fora do palco?
Coerência com o que se propõe a trabalhar, credibilidade, bom comportamento.

Como você avalia se a palestra atingiu seu objetivo?
Durante um certo tempo após a palestra, procuramos verificar se os participantes alteram de alguma forma seu comportamento, seus pensamentos ou atitudes, motivados pelo que foi trabalhado na palestra.
 



- Copiar Link:
Enviado as 18:31 em geral - Comentários [ 0 ]



Páginas: Anterior .1 . Próxima